Início » Mato Grosso possui apenas 187 delegados; ideal seria 400, afirma diretor da PJC

Mato Grosso possui apenas 187 delegados; ideal seria 400, afirma diretor da PJC

por Editoria Delegados

MT: Segundo o delegado, número ideal de profissionais em Mato Grosso seria 400, porém a Polícia Civil trabalha atualmente com 187

O diretor-geral da Polícia Judiciária Civil (PJC), Mário Dermeval Aravechia de Resende (imagem), afirmou em entrevista à Rádio Capital, na manhã desta terça-feira (15), que Mato Grosso está sofrendo com a falta de profissionais, em especial de delegados. Segundo ele, o número ideal de profissionais em Mato Grosso seria 400, porém a Polícia Civil trabalha atualmente com 187, número menor que a metade do que o adequado.

O diretor afirmou que a instituição vem enfrentando esse problema nos últimos anos, se agravando ainda mais por conta da reforma da previdência, motivando alguns profissionais a adiantar a aposentadoria. A instituição já chegou a ter 290, mas o número reduziu-se drasticamente, enquanto não houve contratação.

“Tivemos um decréscimo grande no número de delegados nos últimos cinco anos. Setenta delegados deixaram o nosso quadro. Isso tudo impactou bastante na administração das nossas unidades, até porque o delegado é peça primordial na administração delas. Então, quando se tem um baixo número acaba trazendo transtornos administrativos”, disse o diretor.

Por outro lado, o delegado ponderou afirmando que já existe um concurso finalizado e que a instituição aguarda o Governo do Estado, finalizar os problemas relacionados a crise financeira, para a nomeação dos aprovados do cadastro de reserva.

“O nosso número ideal seria 400 delegados. Hoje temos trabalhando 187. Cidades como, por exemplo, Aripuanã e Colniza, que juntas são maiores que o Rio de Janeiro, tem um delegado, enquanto o estado do Rio de Janeiro, tem 450. São situações surreais. A delegacia de homicídios está trabalhando no limite. O Estado todo está sofrendo com a escassez do profissional nas unidades policiais”, explicou.

Apesar da situação crítica, o diretor está otimista com a postura do Governo e acredita que nos próximos meses tenha surpresas positivas em relação a corporação nesses quadros. Isto porque o concurso para delegado já foi realizado, porém, depende de limite orçamentário para fazer a convocação dos aprovados que estão no cadastro de reserva.

Leia Agora

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar