Início » STJ reafirma atribuição da Polícia Civil para investigar crimes dolosos contra a vida de civis cometidos por PMs

STJ reafirma atribuição da Polícia Civil para investigar crimes dolosos contra a vida de civis cometidos por PMs

por Editoria Delegados

SP: Sindpesp

Clique AQUI e veja a decisão!

O Superior Tribunal de Justiça proferiu decisão, no dia 01 de março de 2021, concedendo liminar para suspender os atos promovidos pelo Juízo Auditor da 1ª Auditoria da Justiça Militar do Estado de São Paulo – SP, nos autos do HC 0800006-62.2020.9.26.0010, até a solução definitiva do conflito de competência estabelecido entre a Justiça Comum e a Justiça Militar, referente à atribuição para apreensão de armas e outras provas em cenas de crimes contra a vida em que há envolvimento de policiais militares.

​O Ministro Relator Antônio Saldanha Palheiro fundamentou a mencionada decisão no entendimento firmado no sentido de que: “em se tratando de crimes dolosos contra a vida, deve ser observado, ainda, o disposto no art. 9º, § 1º, do Código Penal Militar, de modo que tais delitos, quando perpetrados por policial militar contra civil, mesmo que no exercício da função, serão da competência da Justiça comum”.

​Este julgamento é relevante porque reafirmou a atribuição da Polícia Civil para instaurar Inquérito Policial e apurar a prática de crime doloso contra a vida de civis cometidos por policiais militares no exercício da função, não afastando a competência constitucional do Tribunal do Júri.


Além disso, por consequência, restou demonstrado que a apreensão de armas e outras provas em cenas de crimes contra a vida e a instauração de Inquérito Policial pela Polícia Militar para elucidar tais delitos caracterizam crimes de usurpação das funções constitucionais da Polícia Civil e abuso de autoridade.


​O SINDPESP, na defesa incondicional dos direitos e interesses dos Delegados de Polícia paulistas, tem adotado inúmeras medidas no sentido de coibir tais ilegalidades e aguarda a decisão definitiva do Superior Tribunal de Justiça.

SINDPESP

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social




Assine Já!

 

A Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos DELEGADOS possuem um vasto conteúdo de direito avançado criado para um seleto grupo de pessoas com alto nível intelectual, elevado desempenho hermenêutico e extensa capacidade cognitiva. É destinado a uma parcela de analistas jurídicos, como bachareis em Direito, concurseiros, professores, advogados, policiais, delegados de Polícia, procuradores públicos, promotores de justiça, juizes de Direito, defensores públicos e juristas que possuem essas qualidades.
 

Produzido por professores e delegados, o conteúdo do Portal Delegados possui predicados jurídicos sintetizados para evitar desperdício de tempo na leitura e compreensão de textos. Com jurisprudência classificada dos tribunais superiores, facilita a vida de quem faz parte do mundo jurídico e aplica o Direito na prática social e funcional, bem como em concursos públicos. 


ASSINE JÁ!

Clique abaixo no formulário eletrônico de pagamento do Pagseguro, escolha a melhor forma de investir e o melhor plano de assinatura (após faça seu cadastro no portal)

 


 

Quer um exemplo do conteúdo do portal? Veja abaixo:

 

  Clique AQUI e veja o material JURÍDICO do Portal!


 Clique AQUI e veja os MODELOS DE PEÇAS JURÍDICAS para atividade de Delegado de Polícia!


 Clique AQUI e veja os ARTIGOS EXCLUSIVOS do Portal!


 Clique AQUI para saber sobre a LEGISLAÇÃO CRIMINAL DE BOLSO que o concursando, delegado, promotor e juiz devem saber!


 Clique AQUI para saber sobre o CÓDIGO ANOTADO DOS PRINCIPAIS CRIMES NO BRASIL! 

(Atualizado diariamente, com jurisprudência classificada)


 Clique AQUI para saber sobre o VADE MECUM DE OCORRÊNCIAS CRIMINAIS! 

(Volume I, Primeira Parte)


 Clique AQUI para saber sobre o CATÁLOGO DE CRIMES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO! 

(Produzido por professores e delegados!)


 Clique AQUI e veja o LIVRO DOS CONCURSOS PARA DELEGADOS DE POLÍCIA!


 Clique AQUI e saiba mais sobre o “Kit Criminal das Eleições 2018/2020”


 Clique AQUI e saiba mais sobre os APLICATIVOS PRÁTICOS do PROCESSO PENAL para usar na ROTINA POLICIAL


 Clique AQUI e saiba mais sobre as LEIS QUE MAIS CAEM em CONCURSOS PARA DELEGADO!


 Clique AQUI e saiba mais sobre as 11 maneiras de MEMORIZAR LEIS E TEXTOS JURÍDICOS


 Clique AQUI e saiba mais sobre as 6 razões indispensáveis para usar nos RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS


 

E muito mais….Dúvidas? Clique AQUI e entre em contato conosco!

     


Cadastro no Portal:

 

Clique AQUI, faça seu cadastro e aguarde a liberação do acesso após conclusão de sua assinatura! (Caso não queira fazer seu cadastro agora nosso sistema registrará automaticamente seu cadastro após a conclusão de sua assinatura). 

  

 

 

 

 

 

você pode gostar