Início » Polícia Federal assina acordo de cooperação com bancos para combater fraudes

Polícia Federal assina acordo de cooperação com bancos para combater fraudes

por Editoria Delegados

Acordo prevê câmbio de tecnologias de combate aos crimes cibernéticos

A Polícia Federal, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e 14 instituições financeiras assinaram, nesta segunda-feira (26/02), a renovação de um acordo de cooperação técnica para o combate às fraudes bancárias eletrônicas. O acordo prevê câmbio de tecnologias de combate aos crimes cibernéticos contra as instituições, além de mudanças no procedimento de comunicação das fraudes à PF.

Em 2009, a Polícia Federal já havia implementado o Projeto Tentáculos, plataforma que opera por meio da criação de uma base de dados com todas as notícias crimes de fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal. O projeto possibilita que a PF utilize uma ferramenta de leitura de dados para identificar correlação entre as denúncias antes mesmo de abrir o inquérito.

O Coordenador-geral de Polícia Fazendária, Dr. Andrei Passos Rodrigues, explica que o acordo nasceu justamente da percepção de que os criminosos identificados pelo Projeto Tentáculos também fraudavam outros bancos. O Delegado Federal ainda explica que, com as instituições bancárias alimentando o banco de dados da PF, as investigações ficarão ainda mais qualificadas e mais abrangentes.

“A partir de uma análise conjunta de diversos dados vamos ter a possibilidade de fazer uma investigação mais abrangente, atacando a raiz do problema ao invés de investigar cada fraude isoladamente”, afirma Dr. Rodrigues.

As 14 instituições bancárias que assinaram o acordo foram: : Banco Agiplan, Banco do Brasil, BRB – Banco de Brasília, Basa – Banco da Amazônia, Banrisul, Banese, Banco Neon, Bradesco, Banco Inter, Banestes, Itaú Unibanco, Original, Santander e Sicredi.

O acordo prevê ainda a troca de tecnologias, que também vêm sendo desenvolvidas pelos bancos, a utilização de espaços físicos e a cooperação de pessoas – técnicos das instituições financeiras devem auxiliar os investigadores da PF nos casos de fraudes.

No dia 13 de março será realizada, em Brasília, a primeira reunião entre a Polícia Federal, a Febraban e os bancos para dar os primeiros passos para a implementação do projeto. Armadilhas para utilização de cartões de crédito ou débito, acesso ao internet banking e boletos falsos são as principais fraudes cometidas contra os consumidores.

ADPF

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar