Início » O concurso tem prova de títulos, e agora?

O concurso tem prova de títulos, e agora?

por Editoria Delegados

Por William Douglas

Muita gente mente no currículo, tantas que você deve conhecer alguém que já tenha feito isso. Pessoas de bem que floreiam características ou experiências, ou que fraudam dados, mesmo pequenos.

 

O interessante é que essas pessoas acabam sendo contratada por causa do CV e são demitidas, logo em seguida, por não conseguirem satisfazer as exigências do cargo, seja por falta de competência e ou de experiência para a função.

 

O mesmo vale aqui para prova de títulos: de pouco adianta mentir em sua prova de títulos dado que será necessário comprovar tudo o que você está alegando.

 

Desnecessário dizer que uma fraude – por menor que seja – é reprovável e deve ser combatida.

 

O currículo é como uma fotografia profissional de seu dono e, por conta disso, tem de refletir sua experiência e principais características.

 

Quando ainda eram de papel, em um processo de seleção para assistente, recebi um currículo com marca de xícara de café e macha de gordura. Se a pessoa não tem o mínimo asseio para com sua primeira impressão, o que dirá do seu dia a dia.

Pessoalmente, gosto de levar comigo sempre meu currículo de derrotas com o qual início todas as minhas palestras.

 

Esse artifício serve para que todos saibam que é dos revezes que extraímos a matéria-prima das vitórias e conquistas o que me aproxima do público, mas, além disso, serve para restituir minha humanidade e humildade, porque me faz recordar de toda a trajetória até chegar ali.

 

Meu currículo de derrotas me ajuda a me lembrar de onde eu vim, e como foi duro chegar onde cheguei e, ao mesmo tempo, me confere algum orgulho e força para seguir à diante.

 

Investir em você é fundamental

Invista em você para, aí sim, conseguir um bom currículo e não o contrário.

 

A sua qualidade vai se refletir no que você fizer não só palavras perdidas em uma folha de papel/nas frias linhas de um e-mail.

 

Outro ponto importante: você pode ter o melhor currículo do mundo, mas não despreze a sorte! A Bíblia diz que é a sorte que faz a escolha entre poderosos e vai ser ela, muitas vezes, que vai colocar seu currículo no topo da pilha, ou na frente de alguém especial.

 

Como diria Salomão, o homem mais sábio que já viveu: a sorte acontece a todos, e ela pode mudar tudo.

 

Finalmente, esteja pronto para quando a sorte sorrir e faça por onde para que ela encontre você preparado.

 

Tenha seu melhor currículo para apresentar quando for preciso, não só o de papel, mas também o da alma, da paz interior de saber que fez o seu melhor.

 

Portanto, prepare seus currículos, trabalhe em suas competências e boa sorte!

 

Concursos Correio Web

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar