Início » Na Paraíba, 28,9% dos municípios não tiveram homicídios em 2016

Na Paraíba, 28,9% dos municípios não tiveram homicídios em 2016

por Editoria Delegados

PB: Excelente gestão do governador e órgãos da segurança pública

Secretário de Segurança, Cláudio Lima; governador Ricardo Coutinho e delegado-geral da Paraíba, João Alves

 

Dos 223 municípios da Paraíba, 64 deles não tiveram o registro de homicídios em todo o ano de 2016. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sedes) da Paraíba. A maior parte dos municípios sem registro de homicídios são de porte pequeno, com menos de 10 mil habitantes.

Uma das cidades que não teve o registro de homicídios em 2016 foi Várzea, no Sertão paraibano. Na cidade com porco mais de 2,7 mil habitantes é comum ainda ver famílias sentadas na frente das casas, conversando com as portas abertas, sem preocupação com assaltos ou outros crimes.

 

“Na tardezinha, a cidade é cheia de senhores andando e caminhando. De manhã a gente ver umas senhorinhas também”, disse o pensionista Francisco da Nóbrega. Nas praças é comum ver crianças brincando livremente e até manuseando celulares, sem medo.

 

Outro município que não teve homicídio em 2016 foi Quixaba, também no Sertão paraibano. A cidade com pouco mais de 2 mil habitantes também pode comemorar a tranquilidade. A comerciante Francisca Maria da Costa nasceu na cidade de Patos, mas mora em Quixaba há 30 anos e só sabe o que é um assalto porque já viu na televisão. Na cidade, ela nunca foi vítima de crime.

 

“Aqui você cria seus filhos sem problema. Vem pra praça, conversa com amigas e amigos, você não corre aqueles risco de que seus filhos estejam envolvidos com drogas e assaltos. Eu não moraria em outros lugares”, disse a comerciante Francisca Maria da Costa.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

você pode gostar