Início » Justiça autoriza que drogas apreendidas pela PM sejam usadas para treinamento de cães farejadores

Justiça autoriza que drogas apreendidas pela PM sejam usadas para treinamento de cães farejadores

por Editoria Delegados

GO: Juiz afirma que cachorros precisam ser treinados para atuarem no combate ao tráfico, pois conseguem localizar substâncias em locais de difícil acesso para policiais

O juiz Rodrigo Victor Foureaux, titular da comarca de Cavalcante, no norte de Goiás, autorizou que as drogas apreendidas pela Polícia Militar de Goiás sejam utilizadas no treinamento de cães farejadores. Na decisão, o magistrado afirmou que os animais da corporação precisam ser “devidamente treinados para atuarem com êxito no combate ao tráfico de drogas”.

Segundo Foureaux, em diversas ocasiões, os cães farejadores são responsáveis por localizar substâncias ilícitas em locais de difícil acesso pelos policiais, como o caso de drogas enterradas. Ele também ressaltou que o treinamento com drogas irá simular “situações reais”, além de não gerar gastos para o Estado.

Para conceder a autorização, o juiz solicitou que parte da droga apreendida seja reservada para prova e contraprova nos processos criminais, até que haja laudo pericial definitivo.

Foureaux também pontuou que é necessário que a Comandante do 3º Pelotão de Cavalcante especifique, de forma detalhada, a quantidade e espécie de cada droga, além dos termos circunstanciados de ocorrência relacionados a cada apreensão.

Na decisão, o magistrado mencionou a lei que trata do Pacote Anticrime e que prevê a utilização de bens apreendidos pelos órgãos policiais, desde que haja interesse público.

G1 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

  

 

 

você pode gostar