Início » Governador Rodrigo Garcia nomeia delegado Nico como novo chefe da Polícia Civil de SP

Governador Rodrigo Garcia nomeia delegado Nico como novo chefe da Polícia Civil de SP

por Editoria Delegados

SP: delegado Osvaldo Nico Gonçalves, do Dope, irá comandar a Polícia Civil 

SP: delegado Osvaldo Nico Gonçalves, do Dope, irá comandar a Polícia Civil 

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (25), em rede social, a troca do comando das polícias Civil e Militar e da Procuradoria Geral do estado.

O coronel Ronaldo Miguel Vieira, que chefiava o Batalhão de Choque (BPChoque), substituirá o coronel Fernando Alencar Medeiros no comando da PM.

A Polícia Civil será comandada pelo delegado Osvaldo Nico Gonçalves, que estava à frente do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).

Na Procuradoria, instituição responsável pela representação judicial do governo e pela defesa dos interesses de São Paulo, quem assume é Inês dos Santos Coimbra.

De acordo com a gestão de Garcia, ela é a primeira mulher negra a ser nomeada para o comando da PGE.

Na PM, a expectativa é que Alencar vá para reserva com a mudança. Já Ruy Ferraz Fontes, atual delegado-geral, deixará seu cargo na Polícia Civil para assumir o comando do Dope no lugar de Nico.

“Os dois novos comandantes das polícias vêm de tropas especiais e operacionais, e irão liderar uma nova frente organizada de combate ao crime”, escreveu Garcia em uma rede social.

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (26), o governador afirmou ter dado “total liberdade” para que os comandantes proponham ações adicionais de combate à criminalidade no estado.

O delegado Nico, de 65 anos, ingressou na Polícia Civil em 1979, como investigador. Ele fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE), e chefiou ainda as equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA), do Grupo Especial de Resgate – GER (DEIC), unidade especializada na soltura e livramento de reféns. Nico também foi delegado de polícia na Capital, estando à frente de grandes eventos, como a visita do Papa em 2007 e a Copa do Mundo de 2014.

Na Polícia Civil, Nico prendeu o zagueiro argentino Desábato durante jogo do Morumbi, em 2005, em caso de racismo contra o atacante Grafite, do São Paulo. Também foi o responsável pela prisão em Atibaia (SP) de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro e amigo do presidente Jair Bolsonaro (PL), e comandou a operação que deteve Gabigol, do Flamengo, em um cassino clandestino na Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Inês dos Santos Coimbra é a nova procuradora geral do Estado — Foto: Governo de SP/Divulgação

Procuradora estadual de carreira há 18 anos, Inês teve atuação destacada nas áreas de regularização fundiária e imobiliário, habitação popular, concessões e Parceria Público-Privada (PPPs).

Desde 2018, ela era chefe da assessoria jurídica do gabinete da PGE. Aos 44 anos, Inês é mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e professora do curso de especialização em direito administrativo da instituição.

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

  

você pode gostar