Início » Governador da PB destaca compromisso da Segurança para manter redução de crimes

Governador da PB destaca compromisso da Segurança para manter redução de crimes

por Editoria Delegados

PB: Gestão eficiente do secretário Jean Nunes


O governador João Azevêdo se reuniu, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com a cúpula da Segurança Pública do Estado para avaliar os números que apontam uma redução de 21,8% nos crimes contra a vida de janeiro a junho deste ano na Paraíba. Durante reunião de monitoramento com a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e seus órgãos operativos – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros – também foram apresentados dados referentes às reduções de feminicídios, ataques a bancos e assaltos em João Pessoa e Campina Grande.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou que os números demonstram o compromisso e a dedicação de toda a equipe que integra a segurança da Paraíba. “O Estado está de parabéns, mas, especificamente, as forças de segurança que reforçam, mais uma vez, sua responsabilidade com o povo paraibano. O Governo tem feito um esforço no sentido de manter um acréscimo de 30% nos valores dos prêmios pagos no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, saindo de R$ 9,8 milhões para 12,5 milhões, o que reflete o trabalho realizado. O nosso compromisso é preservar, aprimorar e ampliar esse incentivo, quando puder”, destacou.

O governador também assegurou a manutenção de investimentos e ações na área. “Não vamos nos acomodar e continuaremos fazendo o que for possível em termos de políticas públicas para garantir o olhar e a atenção para o setor”, acrescentou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, enfatizou que a redução de homicídios representa índices significativos em níveis estadual e nacional. “Nós estamos vindo de sete anos de redução e tivemos o melhor semestre da década; esse é um fato muito importante para as forças de segurança e demonstra a liderança e o acerto do governador na forma de conduzir o processo, o que tem sido fundamental para que a gente possa continuar aprimorando nossas ações e buscando melhorias”, avaliou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que os resultados positivos apresentados na reunião são fruto de um trabalho integrado e equilibrado realizado pelas forças de segurança. Ele também falou da expectativa para a implantação do Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas em João Pessoa. “Nós vamos estabelecer uma nova visão, consolidar uma doutrina e centralizar informações. Esse primeiro passo será dado em João Pessoa e Região Metropolitana, avançando de forma equilibrada e sensata em outras regiões para combater os crimes violentos patrimoniais”, frisou.

O secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, evidenciou a importância da parceria com a Secretaria da Segurança e revelou que a partir desta terça-feira (23) mais de mil tornozeleiras estarão sendo utilizadas no Estado. “Esse é um excelente equipamento de localização via GPS, monitorando a pessoa 24 horas, o que é bom para a Administração Penitenciária e para a Segurança Pública”, observou.

Dados – A Paraíba teve 133 assassinatos a menos e uma redução de 21,8% no número de crimes contra a vida de janeiro a junho deste ano, colocando o Estado como o único do Brasil a reduzir homicídios durante sete anos consecutivos e ainda neste 1º semestre. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e Defesa Social, a queda acumulada de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, chega a 43% desde o início do Programa Paraíba Unida pela Paz, em 2011, considerando os primeiros semestres. Naquele ano, foram registrados 843 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, no período de janeiro a junho.

Dessa forma, segundo as estatísticas, a projeção é que em 2019 a Paraíba consiga atingir o menor número de mortes por assassinato já registrado nos últimos 12 anos, alcançando 967 CVLI. Em termos de taxa, o Estado sairia de 44,3 mortes por 100 mil habitantes em 2011, para finalizar este ano com 24,3 assassinatos por 100 mil habitantes. João Pessoa cairia de 81 para 24,3 mortes por 100 mil habitantes e Campina Grande de 45,4 para 15,4 assassinatos por 100 mil habitantes.

A redução de crimes contra a vida também se verifica nos assassinatos de mulheres na Paraíba e feminicídios. De janeiro a junho, foram contabilizadas 34 vítimas do sexo feminino, sendo 17 feminicídios. Em 2018, o total do semestre foi de 49, com 22 casos de feminicídio, representando quedas de 31% e 23%, respectivamente.

Ainda de acordo com relatório do Núcleo, das 22 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), referentes à divisão territorial estabelecida na Lei Complementar 111/2012 na Paraíba, 17 tiveram redução de crimes contra a vida: 5ª Aisp, em Santa Rita (-33 casos); 2ª Aisp, zona sul de João Pessoa (-19 casos); 10ª Aisp, zona leste de Campina Grande (-18 casos); 22ª Aisp, zona oeste de Campina Grande (-17 casos); 11ª Aisp, em Queimadas (-15 casos); 14ª Aisp, em Monteiro (-10 casos); 21ª Aisp, de Solânea (-9 casos); 13ª Aisp, em Picuí (-9 casos); 4ª Aisp, em Bayeux (-6 casos); 6ª Aisp, em Alhandra (-5 casos); 8ª Aisp, em Guarabira (-4 casos); 3ª Aisp, de Cabedelo (-4 casos); 19ª Aisp, em Sousa (-4 casos), 15ª Aisp, de Patos (-4 casos); 20ª Aisp, em Cajazeiras (-3 casos); 12ª Aisp, em Esperança (-3 casos); 7ª Aisp, de Mamanguape (-2 casos). Todas as áreas que alcançaram redução fazem jus a um prêmio, intitulado Paraíba Unida pela Paz, que neste semestre vai beneficiar 12.405 agentes de segurança pública, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 12,5 milhões.

Redução de ataques a banco – No 1º semestre de 2019, a Paraíba teve uma redução de 60% no número de Crimes contra Instituições Bancárias (Ciban). Foram 19 casos este ano (oito por arrombamento, dois de roubo e nove de explosões), ocorridos em 13 municípios paraibanos, contra 47 no mesmo período de 2018. Ainda foi registrada uma redução de 78% nas explosões bancárias, comparando janeiro a junho.

Queda de roubos em João Pessoa e Campina Grande – As duas maiores cidades da Paraíba tiveram queda nos registros de crimes contra o patrimônio de janeiro a junho deste ano. Na Capital, foram 36% a menos de registros: roubos a pessoas (-38%), roubos a estabelecimentos comerciais (-7%), roubos a residência (-3%), roubos em transportes coletivos (-47). Em Campina Grande a redução foi de 26%, sendo -20% de roubos a pessoa, -42% de roubos a estabelecimentos comerciais, -19% de crimes patrimoniais em residências e -34% de roubos em transportes coletivos. A cidade também registrou menos ocorrências de roubos e furtos de veículos, com -28% de casos. Em relação ao total de veículos roubados ou furtados em território paraibano, o trabalho das forças de segurança conseguiu recuperar 1.326 desses bens (57%), que foram devolvidos aos seus proprietários.

Prisões e operações de interesse estratégico – De janeiro e junho deste ano, um total de mais de 9,4 mil prisões efetuadas na Paraíba pelas Polícias Civil e Militar. Dessas, 1.709 foram consideradas de interesse estratégico, pois retiraram de circulação pessoas apontadas como responsáveis pela autoria de crimes contra a vida (248), patrimoniais (592), contra instituições bancárias (26), roubos e furtos de veículos (182) e ainda com mandado de prisão em aberto (558).

Foram 2.624 operações de segurança e interesse estratégico realizadas no Estado no 1º semestre do ano. Entre as ações de destaque estão as operações Carnaval, Nômade, Cidade Segura, Semana Santa, Tiradentes, Dia das Mães, São João, Saturação e Impacto, além de Cavalo de Troia, Magazine III, Continental, Marquesa, Tráfico, Família do Crime, Malhas da Lei, Clone e Santo Antônio, com a característica da repressão qualificada.

Durante essas e outras ações, 1.954 armas de fogo foram apreendidas em cidades paraibanas, o que representa um aumento de 54% na retirada de circulação de revólveres (614), pistolas (150), espingardas (861) e outros armamentos (614). A média foi de 10,9 armas apreendidas por dia. No mesmo período de 2018, 1.270 armas foram apreendidas. Já o total de drogas retiradas das ruas foi de 288,3 quilos.

Resgates e socorros – O Corpo de Bombeiros Militar também desempenhou um papel de destaque na preservação da vida na Paraíba. No 1º semestre deste ano, foram realizados 1.642 resgates de acidentes de trânsito nos 223 municípios. Em relação aos socorros de vítimas de tentativa de homicídios, foram contabilizados 61 no mesmo período, sendo que 57% deles aconteceram na 1ª Região Integrada de Segurança Pública, que abrange a área metropolitana de João Pessoa, além dos litorais sul e norte.

Portal Oficial do Governo da Paraíba

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar