Início » Governador Azevêdo ministra palestra sobre Segurança Pública da PB em evento da Unale

Governador Azevêdo ministra palestra sobre Segurança Pública da PB em evento da Unale

por Editoria Delegados

PE: Ocorreu na Assembleia Legislativa de Pernambuco


O governador João Azevêdo ministrou, nesta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, palestra sobre a gestão do sistema de segurança pública da Paraíba. O seminário, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), reuniu deputados estaduais, secretários de Governos e representantes das Forças de Segurança de vários Estados do país.

Durante sua apresentação, o chefe do Executivo da Paraíba destacou as principais políticas públicas implantadas no Estado para aprimorar a gestão de segurança e reduzir os números da violência. “Nós aumentamos os recursos destinados para a área, investindo fortemente em equipamentos, em inteligência e em pessoal. Apenas no primeiro semestre deste ano, nós já pagamos mais de R$ 12 milhões em premiações aos nossos policiais que têm realizado um grande trabalho”, citou.

João Azevêdo também ressaltou a licitação para a implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) em João Pessoa, Campina Grande e Patos, que somam recursos de R$ 40 milhões. “Catorze órgãos estarão presentes nesses Centros. Vamos instalar 1.300 câmeras de segurança em locais estratégicos do Estado, que permitirão reconhecimento facial, identificação de placas de veículos e de cargas”, explicou.

Ele ressaltou as ações da Patrulha Maria da Penha que têm contribuído com a redução de crimes contra a mulher no Estado e as políticas de educação, como a implantação e expansão das Escolas Cidadãs Integrais, que refletem diretamente nos números da segurança. “Mais de 45 mil alunos estão sendo beneficiados, o que é fundamental porque os jovens desenvolvem seus projetos de vida; com essa metodologia, cerca de 95% desses estudantes se inscrevem no Enem e têm uma nova perspectiva de vida”, pontuou.

O gestor ainda defendeu a efetivação do plano nacional de segurança. “Nós precisamos de financiamento para a segurança pública e existe um fundo com 70% do valor contingenciado, o que nos preocupa. Nós queremos discutir com a União caminhos para ter uma política nacional integrada para que os resultados aconteçam da melhor maneira possível”, observou.

Por fim, ele fez uma avaliação positiva do evento. “Poder participar desse momento, ao lado de deputados estaduais de todo o Brasil, é extremamente importante porque é uma oportunidade de compartilhar experiências bem sucedidas. A Paraíba é o único Estado do Brasil que reduziu sistematicamente, ao longo de sete anos e nove meses, os números da violência e nós trabalhamos para avançar ainda mais”, finalizou.

O presidente da Unale, Kennedy Nunes, ressaltou a importância do evento para a unificação de ideias e projetos para a segurança. “O nosso objetivo foi de trocar experiências para elaborar um documento que se transforme em algo eficaz para os cidadãos”, explicou.

As propostas consolidadas no encontro foram: maior integração entre as entidades, instituições, forças armadas e poder público para implantação de políticas de segurança, maior participação da União no financiamento de ações de segurança, maior definição das competências dos agentes de segurança, em especial na área de fronteiras, definição de percentual mínimo de financiamento do ensino integral nos municípios e Estados através dos recursos do Fundeb e retorno do Ministério da Segurança, proposta apresentada pelo governador João Azevêdo.

“É fundamental que a gente tenha uma interlocução direta com alguém dedicado ao estudo e acompanhamento de políticas públicas integradas na área”, avaliou o governador.

A palestra foi mediada pelo deputado estadual e vice-presidente da Unale, Ricardo Barbosa, e contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, e de parlamentares paraibanos.

Portal Oficial do Governo da Paraíba

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar