Início » Escolha da banca foi iniciada para o concurso da Polícia Civil da Bahia

Escolha da banca foi iniciada para o concurso da Polícia Civil da Bahia

por Editoria Delegados

BA: Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito disse que a Saeb já iniciou o processo de escolha da banca para o concurso PC BA 2022.

Novidades para os candidatos do concurso PC BA. A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito (imagem), garantiu que o processo de escolha da banca organizadora da seleção que ofertará 1.000 vagas já foi iniciado. O edital está iminente e deve sair em breve.

A representante da corporação participou do podcast ‘Onde em Ponto’ e falou sobre a atual situação do concurso da Polícia Civil:

“Neste concurso, a primeira fase é realizada pela Saeb. E ela já deu início convidando as empresas que irão se candidatar para fazer a realização (do concurso). Então o meu conselho para quem está perguntando é: estude”, disse a delegada.

Ainda não há muitas informações a respeito deste processo licitatório. Mas, a expectativa é de que ele seja concluído o quanto antes, já que o prazo do edital atrasou algumas vezes, pelas contas do governador – que inclusive falou recentemente sobre publicá-lo nos próximos dias.

Concurso PC BA terá provas em dois turnos

Além de falar sobre o processo de escolha da banca, a delegada da Polícia Civil ainda trouxe uma novidade acerca da realização das provas. Segundo ela, o próximo concurso terá aplicação de exames em dois turnos.

Diferentemente dos anos anteriores, ela garante:

“Este ano as provas vão acontecer, provavelmente, no mesmo dia e em turnos distintos para proporcionar aos candidatos maior tempo para concluir as questões”, disse Heloísa.

Novo concurso PC BA: aval é para preencher 1.000 vagas

O novo concurso PC BA 2022 está autorizado desde o segundo semestre de 2021. O aval foi confirmado publicamente pelo governador Rui Costa, sendo para uma oferta de 1.000 vagas em cargos de nível superior:

  • 800 para agentes;
  • 100 vagas de delegado; e
  • 100 vagas para escrivão;

De acordo com Rui, o aval foi dado à Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (Saeb) para que fosse dado início aos preparativos. O objetivo era ter o edital divulgado ainda em 2021 – o que não foi possível.

“Autorizei ontem a Saeb, junto com a Secretaria de Segurança Pública, para iniciar os preparativos de fazer o concurso neste segundo semestre de cerca de mil vagas para a Polícia Civil”, disse Rui Costa.

Na época, a delegada Heloisa Brito chegou a ratificar a informação de que o concurso estaria autorizado. Na ocasião, ela confirmou, inclusive, que o edital sairia naquele semestre, ou seja, até dezembro – o que não aconteceu.

Concurso PC BA já tem comissão formada

Em novembro, a comissão organizadora foi formada. O próximo passo agora é escolher a banca. A Polícia Civil e a Sead ainda não indicaram um prazo para anunciar a instituição vencedora, ou seja, quem vai organizar a seleção. O concurso anterior ficou sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

A comissão do novo concurso conta com membros de diversos órgãos internos da própria Polícia Civil, incluindo a Acadepol. Veja a composição:


Representantes da Academia da Polícia Civil da Bahia – Acadepol (a quem são cometidos os encargos da presidência da comissão)

Titular: Joelma Jezler Franco Palmeira;
Suplente: Marcelo Costa Sansão.


Representantes da Corregedoria da Polícia Civil da Bahia – Correpol

Titular: José Fernando Oliveira dos Santos;
Suplente: Jorvane Andrade dos Santos.


Representantes do Departamento de Administração,Planejamento e Finanças – Depaf

Titular: Gildécio José de Souza;
Suplente: Bárbara Santos Lima.


Representantes do Departamento de Inteligência da Policial – DIP

Titular: Edenir de Macedo Cerqueira;
Suplente: Ana Karina Sampaio Guerra.


Representantes do Departamento Médico da Polícia Civil – Demep

Titular: Gessé de Souza Silva;
Suplente: Geraldo José Santana Amaral da Silva.


Representantes da Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil – COE

Titular: Marcos César da Silva;
Suplente: Isao Matsumoto Júnior.


Representantes do Gabinete do Delegado – Geral – GDG

Titular: Ilma Leonor Magarão Paiva;
Suplente: Artur Fernando Guimarães de Jesus Costa.


O que é preciso para concorrer?

Todas as carreiras são de nível superior e oferecem diversos benefícios aos servidores. De acordo com o edital mais recente, as remunerações iniciais variam de R$1.074 a R$4.374, de acordo com a função.

Recentemente, em outubro, a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, informou que o edital do concurso PC BA está previsto para sair em janeiro de 2022. Mas estão confirmadas 1.000 vagas. Anteriormente, a representante do órgão estimava edital este ano.


Quais serão as etapas?

No último concurso, todos os candidatos tiveram um processo de seleção composto por diversas etapas, sendo elas:

⇒ Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
⇒ Exames biomédicos, eliminatória;
⇒ Teste de aptidão física, eliminatório;
⇒ Exame psicotécnico, eliminatório;
⇒ Prova de títulos, classificatória;
⇒ Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.

 

Folha Cursos

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 




Assine Já!

 

A Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos DELEGADOS possuem um vasto conteúdo de direito avançado criado para um seleto grupo de pessoas com alto nível intelectual, elevado desempenho hermenêutico e extensa capacidade cognitiva. É destinado a uma parcela de analistas jurídicos, como bachareis em Direito, concurseiros, professores, advogados, policiais, delegados de Polícia, procuradores públicos, promotores de justiça, juizes de Direito, defensores públicos e juristas que possuem essas qualidades.

 

Produzido por professores e delegados, o conteúdo do Portal Delegados possui predicados jurídicos sintetizados para evitar desperdício de tempo na leitura e compreensão de textos. Com jurisprudência classificada dos tribunais superiores, facilita a vida de quem faz parte do mundo jurídico e aplica o Direito na prática social e funcional, bem como em concursos públicos. 

 

 

 

você pode gostar