Início » Diretor-geral da PF autoriza que policiais aposentados mantenham armas da ativa

Diretor-geral da PF autoriza que policiais aposentados mantenham armas da ativa

por Editoria Delegados

Rolando Alexandre de Souza, editou portaria autorizando que policiais federais mantenham as armas que utilizavam na ativa

 
O diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza (imagem), editou portaria autorizando que policiais federais mantenham as armas que utilizavam na ativa ao se aposentarem. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, a regra autoriza ainda que policiais já aposentados também poderão receber uma arma, se quiserem. A portaria entrará em vigor no dia 1º de outubro.

A Fenapef informou que a edição da portaria se deu após promessa feita por Souza durante as comemorações pelo 30º aniversário da Federação. Na avaliação do presidente da entidade, Luís Antônio Boudens, a medida é “uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados”.

De acordo com a entidade representativa da PF, a portaria editada por Rolando estabelece que a arma deve ser utilizada exclusivamente para fins de defesa pessoal. A arma em questão, uma pistola Glock, só deverá ser devolvida à corporação com o falecimento do servidor.

“Pelas regras, a arma que deve ser entregue, preferencialmente, deverá ser a mesma que o policial utilizava na ativa. Se não for possível, receberá outra com, no máximo, cinco anos de uso. O equipamento continua sendo da Polícia Federal e o registro no Sistema Nacional de Armas não se altera”, indicou ainda a Fenapef em nota.

Ainda segundo a entidade, o acautelamento não será concedido aos servidores que tenham algum impedimento para manter uma arma de fogo em seu poder e o policial que receber o armamento não poderá emprestar ou ceder a posse ou titularidade do equipamento a terceiros.

Isto É

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar