Início » Delegados elegem lista tríplice para chefe da Polícia Civil de São Paulo

Delegados elegem lista tríplice para chefe da Polícia Civil de São Paulo

por Editoria Delegados

Iniciativa é inédita e tem, por enquanto, seis candidatos ao cargo de delegado-geral, topo da corporação

Os delegados da Polícia Civil de São Paulo dão início nesta terça, 18, à votação da lista tríplice para delegado-geral de Polícia, o posto mais alto da corporação. A lista será levada ao futuro governador de São Paulo, que poderá escolher ou não o chefe da Polícia Civil atendendo aspiração antiga da classe.

Há 107 delegados de classe especial elegíveis. Por enquanto, apenas seis deles enviaram currículos e propostas e apenas quatro foram à sede da Associação da classe para apresentar seus projetos e serem questionados pelos colegas. Hoje, há 2.756 delegados em todo o Estado – 1.046 na Capital, 411 na Grande São Paulo e 1.299 no interior.

Concorrem ao topo da Polícia Civil os delegados Antonio Mestre Júnior, Claudio Nomura, Domingos Paulo Neto, Edson Minoru Nakamura, Joaquim Dias Alves e Nestor Sampaio Penteado Filho.

São todos delegados com larga experiência, passagens por órgão estratégicos e operacionais da Instituição.

A primeira etapa da votação, organizada pelo Sindicato dos Delegados e pela Associação dos Delegados, será pelo sistema eletrônico, que se inicia nesta terça, 18. Na segunda, 17, os organizadores fizeram a validação do processo eletrônico.

Pela manhã desta terça, cada delegado de polícia da ativa receberá um e-mail contendo um link e instruções para votar. Será preciso confirmar dados para que outro e-mail seja enviado com o link de acesso ao sistema de votação online. Os e-mails utilizados serão os funcionais, da Polícia Civil, do webmail institucional.

No dia 29. o pleito será encerrado. No dia 1.º de outubro, a uma semana do primeiro turno das eleições para o Palácio dos Bandeirantes, os delegados vão divulgar o resultado da sua eleição, anunciando os nomes que formam a lista tríplice.

O pleito é uma iniciativa inédita na história da Polícia paulista. Nunca os delegados elegeram o número 1 da Instituição.

Não há previsão constitucional para a formação da lista tríplice, ou seja, o chefe do Executivo não tem que escolher nenhum nome.

Mas os delegados consideram que dão um passo importante para a concretização de sua antiga aspiração.

A eleição segue os moldes adotados pelos procuradores da República.

A cada dois anos eles elegem uma lista com três nomes e a submetem ao Palácio do Planalto.

Desde 2003, o presidente da República segue os anseios dos procuradores e escolhe um dos indicados pela classe.

No Ministério Público dos Estados, a lista tríplice tem previsão constitucional – promotores e procuradores de Justiça escolhem três nomes e a lista segue para o Palácio dos Bandeirantes. O governador pode nomear qualquer um da lista, independente da colocação no pleito interno do Ministério Público.

A primeira conversa com candidatos ao processo eleitoral para escolha do delegado-geral de Polícia aconteceu na manhã de quinta, 13.

Quatro delegados de classe especial que desejam comandar a Polícia Civil apresentaram suas propostas de campanha às entidades da categoria e a colegas.

O evento foi promovido pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.

O Sindicato e a Associação elaboraram o edital da eleição, a formação da lista e escolha pelo governador do chefe da Polícia Judiciária Paulista.

Os candidatos falaram sobre a trajetória que percorreram na Polícia Civil e expuseram ideias para valorização da instituição e melhorias na carreira.


Como pensam os candidatos

Como a organização optou pela ordem alfabética, o primeiro a falar foi Domingos Paulo Neto. Ele valorizou a facilidade de comunicação com todas as carreiras da Polícia Civil, conquistada ao longo dos anos. “A Polícia mudou muito e eu sempre apoiei essa iniciativa do diálogo. A ideia sempre foi atingir a base, ter diálogo aberto e mostrar o que gostaríamos de fazer de melhor pela instituição.”

Edson Nakamura comentou o resgate da identidade visual das viaturas e esclareceu a ideia no âmbito dos transportes. “Faremos um mega contrato de manutenção genérica para toda a frota da Polícia Civil.”

Joaquim Dias abordou o ciclo completo. “Isso não funciona. São atividades de diferentes naturezas, a própria Constituição tutela isso. Nossa lei orgânica delega única e exclusivamente a nós a função de Polícia Judiciária”, afirmou.

Nestor Sampaio Filho defendeu a necessidade de uma Polícia Civil equipada e bem remunerada. “Não é só ocupar espaço como faz a polícia ostensiva. Nossa tarefa é desfazer as quadrilhas criminosas. É por meio da investigação que se levam os responsáveis aos Tribunais”, observou.

A moderação do evento abriu espaço para perguntas aos candidatos. As questões foram relacionadas aos assuntos orçamentários e administrativos, como aumento salarial, o ciclo completo e a carreira policial única.

O plano de metas e pontuação de ‘produtividade’, exigidos nas unidades policiais, esquentou o debate.

 

Aberta a votação eletrônica para a Lista Tríplice

O SINDPESP e a ADPESP deram início hoje, dia 18 de setembro de 2018, por meio eletrônico, à votação para a lista tríplice com candidatos ao cargo de delegado geral da Polícia Civil no Estado de São Paulo. As entidades esperam assim apresentar nomes de maior consenso para o governador do Estado, que poderá acatar ou não a sugestão.

Estão aptos 107 delegados de polícia para o pleito. A primeira etapa da votação se dá por e-mail. Desde a manhã os delegados de polícia da ativa estão recebendo uma mensagem conjunta das entidades. Um link, com instruções para votar, facilita os trâmites.

Após uma breve confirmação de dados, um outro correio eletrônico é enviado com o link definitivo de acesso para a escolha dos candidatos. Os e-mails utilizados serão os funcionais, da Polícia Civil, do webmail institucional. Os delegados terão 10 dias para votar por meio desse sistema eletrônico.

Nos próximos dia 28 e 29 ocorrerá a votação presencial, no auditório da ADPESP, das 9h às 17h. Em 1º de outubro, a uma semana do primeiro turno das eleições para o Palácio dos Bandeirantes, os delegados vão divulgar o resultado da sua eleição, anunciando os nomes que formam a lista tríplice.

No link https://bit.ly/2x8hcKY é possível pesquisar currículos e propostas de parte dos candidatos. Todos os 107 elegíveis foram convidados a encaminhar o material. Contudo, apenas cinco o fizeram. E somente quatro deles participaram de debate na ADPESP, na semana passada.

Veja em nosso canal no Youtube o que os candidatos Domingos Paulo Neto, Edson Nakamura, Joaquim Dias Alves e Nestor Sampaio Penteado defendem para ocupar o cargo, conforme debate na ADPESP.


– Domingos Paulo Neto: https://youtu.be/WEASPe-Uz38

– Joaquim Dias Alves: https://youtu.be/B7aI5mVlnMc

– Edson Nakamura: https://youtu.be/7XMpIMYW-k8

– Nestor Sampaio Penteado: https://youtu.be/iXDVmOr_X5g

Ressaltamos que todos os delegados de polícia de classe especial, que não solicitaram exclusão, são elegíveis. Esclarecemos também que todos os delegados de polícia da ativa podem votar, independentemente de serem sindicalizados ou associados.

 

Estadão e Sindpesp

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar