Início » Delegado-Geral de MS vai a Botswana para capacitação no combate a corrupção

Delegado-Geral de MS vai a Botswana para capacitação no combate a corrupção

por Editoria Delegados

Evento é promovido pelos EUA e representando a América do Sul, apenas o Brasil foi convidado


A capacitação apresenta um panorama sobre a construção de mecanismos, dispositivos e ações, em nível internacional, para o combate à lavagem de dinheiro – Reprodução/Polícia Civil

O Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Adriano Garcia Geraldo, e representantes de outros estados brasileiros, participam do Curso de Combate à Corrupção e Recuperação de Ativos em Botswana, na África. O evento que encerra na sexta-feira (12) é promovido pelo Governo dos Estados Unidos.

A capacitação apresenta um panorama sobre a construção de mecanismos, dispositivos e ações, em nível internacional, para o combate à lavagem de dinheiro, conforme o Governo do Estado.

O curso que conta também com as participações de representantes da Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Espírito Santo, trata o funcionamento do sistema internacional de combate à lavagem de dinheiro. Os policiais foram selecionados pelas Embaixadas Americanas instaladas em diversos países, sendo que da América do Sul apenas o Brasil foi convidado.

Para o Delegado-Geral Adjunto representante do Estado, o Brasil por meio das polícias judiciárias, vem instituindo mecanismos processuais avançados que possibilitam a descapitalização das organizações criminosas e a denúncia de lavagem de dinheiro a partir de indícios do crime antecedente, o que otimiza investigações e as torna mais eficazes.

Em Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil inaugurou em 2014 o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/PCMS), através de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado.

O objetivo do Laboratório de Tecnologia sul-mato-grossense é fazer uso de soluções de análise tecnológica de grandes volumes de informações e das melhores práticas em hardware, software, unidos a adequação de perfis profissionais para fazer frente aos crimes de lavagem de dinheiro.

Desde sua criação, o LAB-LD/PCMS vem atuando em diversos casos reais e específicos de lavagem de dinheiro, assessorando investigações policiais de todo o Estado de Mato Grosso do Sul, contando com profissionais especializados em tecnologia e análise no apontamento de indícios de ilicitude no que tange o crime de lavagem de dinheiro.

Correio do Estado

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar