Início » Delegado Geral da PB será homenageado com título de cidadão paraibano

Delegado Geral da PB será homenageado com título de cidadão paraibano

por Editoria Delegados

PB: Isaías Gualberto


O Delegado Geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías José Dantas Gualberto (imagem), será homenageado com o título de cidadão paraibano em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado da Paraíba ao longo de sua trajetória como delegado e atualmente como gestor da Polícia Civil.

Isaias Gualberto nasceu na cidade de São Luís, Estado do Maranhão. É filho do comerciante José Gualberto Filho e da administradora Ana Dantas Gualberto, ambos paraibanos, da cidade de Uiraúna – PB.

A propositura foi do deputado estadual Jeová Campos e data do dia 07 de maio de 2019, mas ainda não foi definida uma data para a solenidade de entrega do título. O título de cidadão paraibano é concedido às personalidades que, embora não tenha nascido no Estado da Paraíba, tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado e a promoção do bem estar do povo Paraibano.

Para conceder o título o Parlamento analisou o vasto currículo do homenageado, bem como sua interação e participação ativa no desenvolvimento de uma Paraíba melhor, sobretudo na sua área de atuação, ou seja, a segurança pública.

Isaías Gualberto é Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no ano de 1999, tem duas especializações: uma em Direito Penal e Processual Penal e outra em Inteligência Policial e Análise Criminal. Advogado desde 2000 com atuação no Maranhão e na Paraíba, Dr. Isaías Gualberto ingressou nos quadros da Policia Civil da Paraíba mediante Concurso Público, no ano de 2003, para o cargo de delegado de Polícia Civil.

Foi titular das seguintes delegacias: Ordem Econômica de Monteiro-PB, Vigilância Geral da Capital, Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios) da Capital, Delegacias de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, e ainda das Delegacias Distritais dos bairros do Valentina (11ªDD) e Mangabeira (9ªDD), todas em João Pessoa.

Na cidade de Conde-PB, foi delegado municipal. Coordenou o Revezamento da Tocha das Olimpíadas no Estado, em 2016, e foi o Coordenador do Centro de Comando e Controle Regional na Paraíba. É o Coordenador Adjunto do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil da Paraíba (LAB/LD), além de ser professor das disciplinas ‘Estatística aplicada à Segurança Pública’ e ‘Investigação de Homicídios’ na Academia de Ensino de Polícia (ACADEPOL).

Em 2011 assumiu a Assessoria de Ações Estratégicas da Secretaria da Segurança e Defesa Social e em julho de 2013 foi nomeado como Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, ficando até a data de 31/12/2018, quando foi nomeado, pelo Governador do Estado da Paraíba João Azevedo, Delegado Geral da Polícia Civil da Paraíba, cargo que ocupa atualmente.

Da Redação

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar