Início » Decisões de juízes beneficiaram ‘grandes devedores’ da União em esquema de corrupção bilionário, diz PF

Decisões de juízes beneficiaram ‘grandes devedores’ da União em esquema de corrupção bilionário, diz PF

por Editoria Delegados

Operação realizada sexta-feira (20) combate o esquema de corrupção. Segundo a Polícia Federal, ‘grandes devedores’ da União foram beneficiados em decisões judiciais entre os anos de 2012 e 2016.

 Noventa policiais federais cumprem mandado de busca e apreensão em operação que investiga esquema de corrupção com indícios de participação de juízes e advogados 

A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma operação para desmontar um esquema de corrupção “bilionário” que envolve a participação de juízes federais, advogados, servidores públicos e empresários. Segundo as investigações, “grandes devedores” da União foram beneficiados por decisões judiciais e geraram prejuízo ao Fisco Federal.

Noventa policiais federais cumpre 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, São Paulo, Recife (PE), Dourado (MS) e Brasília.

Os mandados foram determinados pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, e autoriza a apreensão de documentos e mídias que podem conter indícios da participação de cada pessoa no esquema de corrupção.

Ainda conforme a Polícia Federal, houve condução ilícita nos processos fiscais de “grandes devedores da União” entre os anos de 2012 e 2016. Empresários devedores atuaram com advogados e juízes e “resultaram em prejuízo bilionário aos cofres da União”.

A Polícia Federal vai informar mais detalhes de como os suspeitos atuavam ainda nesta sexta-feira.

As investigações foram iniciadas em 2019; desde então, a Polícia Federal encontrou indícios das seguintes irregularidades:

– vínculos suspeitos entre magistrados e advogados;
– fluxo financeiro suspeito;
– falsificação de documentos com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários.

Corrupção e lavagem de dinheiro

Caso a operação aponte indícios e provas, os participantes do esquema de corrupção devem responder por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Em caso de condenação, as penas podem chegar a 42 anos de prisão.

A Polícia Federal informa que as investigações continuam, com análise do material apreendido.

 

A operação realizada nesta sexta foi batizada de “Skiagraphia”. Conforme a corporação policial, o nome da operação remete à técnica de pintura “shadow painting”, em que se busca dar a ilusão de profundidade pelo contraste entre sombra e luz.

“Com isso, os investigados simulavam estar à luz do caminho público, mas na verdade se encontravam às sombras da lei.”

 

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar