Início » Cooperação com França busca capacitação na Segurança Pública do Piauí

Cooperação com França busca capacitação na Segurança Pública do Piauí

por Editoria Delegados

PI: Novas parcerias de cooperação técnica

O Adido de Segurança da Embaixada Francesa no Brasil, Serge Giordano, esteve em Teresina para realizar palestras e reuniões com as forças de segurança pública do Estado com objetivo de estabelecer novas parcerias de cooperação técnica entre França e Brasil, especialmente na capacitação técnica dos profissionais da segurança do Piauí.

Na última quarta (21) esteve na Acadepol – Academia de Polícia Civil em encontro com a equipe de instrutores e alunos, logo em seguida esteve na Sede da Secretaria de Segurança Pública, com o Secretário Coronel Rubens Pereira, buscando fortalecer a parceria com Embaixada no sentido de intercâmbio de boas experiências nos dois países.

A tarde, esteve reunido com os alunos do Curso de Idiomas promovido oferecidos pelo Centro de Formação Antonino Freire para os profissionais da Segurança Pública do estado. Esse curso é pioneiro no Brasil, pois a temática é direcionada para expressões da Segurança Pública, Inglês e Francês direcionado para tecnologia, termos e situações que o policial tem que executar atendimentos aos estrangeiros, ocorrências, situações de abordagem.

Na quinta (22) Serge Giordano, proferiu Palestra sobre a Organização da Polícia Francesa e sua Cooperação Técnica com Forças Policiais Brasileiras, os Comandantes da Polícia Militar do Piauí.

O palestrante fez a explanação das duas policias francesas, Gendarmerie e Police Nationale, bem como a área e zonas cobertas pelas respectivas Polícias e que elas juntas formam o ciclo completo da Polícia. Ocorreu ainda o comparativo com as Polícias brasileiras e a exposição da problemática da segurança.

Em 2019, de 30 de novembro a 08 de dezembro, uma comitiva de profissionais da segurança pública do Piauí foi a França conhecer unidades de segurança francesas e empresas desse país que atuam na área. Em razão dessa cooperação técnica entre os países, o Piauí já recebeu os cursos de Local de crime e Luta contra as drogas em 2018, além do Curso de Lavagem de dinheiro e do Curso de Negociação de Crises, realizados pelo Grupo de Intervenção da Polícia Nacional-RAID, elite da Polícia Nacional Francesa, em 2019.

Portal Oficial SSP PI

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar