Início » Concurso: confirmadas 62 vagas para delegado de Polícia Civil do Amazonas

Concurso: confirmadas 62 vagas para delegado de Polícia Civil do Amazonas

por Editoria Delegados

AM: O anúncio se deu durante a entrega do primeiro pacote do programa “Amazonas Mais Seguro”.

Nesta segunda-feira, 19 de julho, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, assinou a criação da comissão organizadora de certames no estado que irão gerar 2.500 vagas divididas entre Polícia Militar (1.350 vagas); Bombeiros (487 vagas); Detran (210 vagas), Secretaria de Segurança Pública (140 vagas) e Polícia Civil (324 vagas), sendo que nesta última, 62 vagas serão apenas para Delegado AM.

O anúncio se deu durante a entrega do primeiro pacote do programa “Amazonas Mais Seguro”. Segundo o Governador, a ideia é realizar os certames ainda no final de 2021 e atender as necessidades dos cinco órgãos que compõem o sistema de Segurança Pública, a maioria dos quais encontra-se sem novos editais há mais de uma década.

Com a comissão criada, caberá à equipe elaborar o projeto básico, escolher e contratar a banca organizadora e, somente com a empresa definida, o edital será divulgado.

Vale lembrar que Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 60ª Promotoria Especializada de Controle Externo da Atividade Policial (60ª Proceap), já havia realizado inspeção ordinária na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), da PC-AM e, ao final, recomendou à SSP e requereu a efetivação do concurso publico das Policias, dentre os quais o de Delegado AM, para o atendimento das demandas da sociedade.

Além disso, durante a realização de uma cerimônia anterior, de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), o Governador do Estado já havia anunciado existir a intenção de realizar um novo concurso para Delegado de Polícia em 2021.

Para a investidura no cargo, é necessário ter idade mínima de 18 anos, diploma de Bacharel em Direito, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” e experiência de três anos de exercício profissional na área jurídica ou na área policial na data da posse.

O último certame para o cargo de Delegado do Amazonas teve seu edital publicado em 2009. A organização ficou sob a responsabilidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) do próprio Governo do Estado. Foram ofertadas 100 vagas para o cargo. Segundo estatísticas da banca, se inscreveram para a seleção 2.840 candidatos, o que representou uma concorrência de 28,4 candidatos por vaga.
 

Estratégia

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

você pode gostar