Início » Bolsonaro autoriza uso do Exército em presídio que abriga chefes de facções

Bolsonaro autoriza uso do Exército em presídio que abriga chefes de facções

por Editoria Delegados

Decreto permite que militares façam a segurança ao redor da Papuda, em Brasília

Carros do Exército chegam à área externa da Penitenciária Federal, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução 

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas, na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para reforçar a segurança na área externa da Penitenciária Federal de Brasília. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (7).

A medida também é assinada pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, e pelo ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva.

“Fica autorizado o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem, no período de 7 de fevereiro a 6 de maio de 2020, para a proteção do perímetro externo da penitenciária federal em Brasília, Distrito Federal”, diz trecho do documento.


O decreto determina ainda que a Defesa defina outros meios de segurança disponíveis, em caso de necessidade, e a área de atuação dos militares. A reportagem aguarda um posicionamento da pasta.

A penitenciária, considerada de segurança máxima, possui 208 celas em 12,3 mil m² de área construída. O espaço é monitorado 24 horas por agentes penitenciários e por um circuito de câmeras em tempo real (veja detalhes abaixo).

Segundo o decreto, a atuação de militares do Exército na área externa do presídio será em conjunto com as demais forças de segurança pública e terá o apoio de agentes penitenciários do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Penitenciária Federal de Brasília foi inaugurada em 16 de outubro de 2018 e é a quinta unidade federal do país. Atualmente, o Sistema Penitenciário Federal é composto por unidades nas seguintes cidades:

Em cada penitenciária, há uma cama, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento. Os presos não têm acesso ao sistema de iluminação e nem ao chuveiro. A luz nas celas é ativada de maneira externa.

Também existem 12 celas, com 6 m² cada, para o regime disciplinar diferenciado. Os ambientes têm aproximadamente 14 m² e possuem espaço para o banho de sol.

As paredes são de concreto armado para evitar explosões e possíveis tentativas de fuga, segundo o Ministério da Segurança Pública.

Para acessar o presídio, é preciso passar por quatro níveis de revista, que incluem detector de metais, “raquete” para detecção de metais e um body scan e scanner de corpo inteiro – que detecta objetos no corpo da pessoa, sem contato físico.

G1

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar