Nov 21, 2019

Faça seu login

Usuário*
Senha*
Lembrar de mim

Adepol do Paraná entra na Justiça para pedir nomeação de mais policiais

1
0
0
s2smodern

 

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Adepol) entrou na Justiça pedindo a nomeação de mais policiais. O processo é resultado de um levantamento que aponta a falta de escrivães, investigadores e delegados na maioria das cidades.


Ainda não há uma decisão, e a análise será feita pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, onde o pedido foi protocolado.


A ação é baseada em dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), que afirma que dos 780 cargos de delegado existentes no estado, 376 estão vagos. Já das 4.395 cargos de investigador de polícia, 1.593 estão desocupados.


A delegada Lívia Pini, diretora da Adepol para a região de Londrina, no norte do Paraná, declarou que o número reduzido de policiais traz prejuízos para resolução de crimes. “A polícia tem que fazer uma seleção daqueles [crimes] que são mais graves, mais urgentes, e os outros crimes acabam atrasando”, explicou.


Segundo a Adepol, dos 399 municípios do Paraná, 256 estão sem delegados, sendo que nove desses municípios são Comarcas, que são cidades maiores onde há Poder Judiciário e Ministério Público. “É inadmissível que numa cidade dessas você não tenha um delegado de polícia”, afirmou Pini.


Segundo a delegada, existe um protocolo em andamento há sete meses no governo do estado que pede a contratação de 49 delegados.


Por meio de nota, a SESP informou que houve aumento de 67% no efetivo da Polícia Civil de Londrina, entre 2007 e 2017.


A secretaria disse, ainda, que, neste período, foi criada a Subdivisão Policial de Arapongas, incluindo delegacias que, até então, eram subordinadas à 10ª Subdivisão Policial de Londrina.


Já em todo o Paraná, o efetivo policial civil cresceu 18% entre janeiro de 2011 e janeiro de 2017. De acordo com a secretaria, a contratação de mais policiais civis está sendo verificada com outras secretarias.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

1
0
0
s2smodern

Destaques