Início » Cobrança de anuidade da CNH é boato!

Cobrança de anuidade da CNH é boato!

por Editoria Delegados

Imagem que circula em grupos de WhatsApp afirma taxa de R$ 298 é falsa

Circula em grupos do WhatsApp uma notícia que, não fosse uma lorota do começo ao fim, fatalmente corroeria ainda mais a popularidade do presidente Michel Temer e a do Congresso Nacional: “Anuidade para portadores da C.N.H AGORA É LEI”.

 

Compartilhado de celular em celular na forma de uma imagem, o título bombástico da mentira é acompanhado do brasão da República e seguido por um texto cuja diagramação emula a do Diário Oficial da União.

 

Leia abaixo o texto de ficção que narra o nascimento de uma tal “taxa regulamentadora” de 298,47 reais a ser paga por todos os motoristas brasileiros:

 

 

 

 

Não bastasse a forma sofrível do “comunicado oficial”, com seis erros de pontuação e oito de ortografia (“apartir”, “blits” e “Brasilia” são os mais crassos), altamente improváveis em um documento oficial, o conteúdo do anúncio também é visivelmente estapafúrdio.

 

Em meio ao recesso parlamentar, é impossível que algum projeto de lei tenha sido aprovado no Congresso Nacional, onde as atividades legislativas devem ser retomadas no dia 2 de fevereiro.

 

Em um exercício de imaginação, caso deputados e senadores tivessem se reunido excepcionalmente em meio às férias só para “aprovar” a tal “taxa regulamentadora”, como diz a falsa notícia, isso não seria o bastante para que ela entrasse em vigor por uma razão muito singela: projetos de lei estão sujeitos à sanção presidencial.

 

A informação pareceria menos mentirosa, portanto, caso tivesse trocado a palavra “aprovado” por “sancionado”. Não foi o caso.

 

Outro motivo, este mais lúdico, evidencia a falsidade galopante da notícia. O texto relata que “nesta terça-feira, 18 de janeiro de 2017, foi aprovado o projeto de lei…”. No rodapé da página, no entanto, a data é 17 de janeiro de 2017.

 

Como poderia o comunicado datado de ontem anunciar algo que foi “aprovado” somente hoje?

 

Por meio de nota, o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) desmentem categoricamente a informação mentirosa. “Portadores da Carteira Nacional de Habilitação não pagam anuidade. Contamos com a colaboração de todos os veículos de comunicação para desmentir a informação, a fim de prevenir todos os cidadãos contra golpes que possam ser aplicados em nome da instituição”.

 

Veja

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar